quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Entrevista com Ricardo Draco

O movimento holístico antares entrevistou Ricardo DRaco, num debate onde foram abordadas vários temas. As perguntas  foram formuladas por pessoas que desejam seguir por um caminho pagão. Os temas são Bruxaria Tradicional, Xamanismo Celta e Paganismo.

 
Antares - Qual o grande mistério que envolve o nome bruxaria hoje em dia?
DRaco - Mistérios... bom, o que existe é a mal interpretação do rótulo Bruxaria, nunca entendi porque tanta gente se exalta para compreender a sutileza do tema, acredito que o maior mistério reside em nós mesmos, Bruxaria ou qualquer caminho é apenas uma ferramenta para um objetivo como é toda religião/ filosofia.
 
Antares - Mas o que se deve a esta mal interpretacão?
DRaco - Se deve a mídia comercial, ao pensamento urbano prevalecendo em cima do rural ou do campo, de mesma forma e sentimento o homem da cidade luta para adquirir o conhecimento da natureza porém esta luta se encerra quando o individuo fica limitados aos preceitos da sociedade onde vive.
 
Antares - O senhor julga que o paganismo hoje não esta adequado ao que deveria ser?
DRaco - Pelo simples analisar, estamos bem longe de termos um movimento sincronizado com a natureza, por diversos fatores, e diante dos mesmos tenta-se criar um novo modelo, o Neo-Paganismo.
 
Antares - Qual a diferenca entre Paganismo e Neo-Paganismo?
DRaco - A mesma de um caldeirão, no primeiro é usado para fazer comida, poções, no segundo para acender uma vela dentro, para ritualística, para mera contemplação.
 
Antares - Não ficou muito claro, o senhor poderia ser mais objetivo?
DRaco - Objetivo é a palavra, o objetivo no paganismo é a interpretacão de uma cultura nativa, do entendimento das leis da natureza através da vivëncia, o neo-paganismo é a solução da deficiëncia do homem da cidade, que em sua maioria não pretende mudar suas rotinas urbanas mas se simpatiza com o meio pagão.
 
Antares - Sobre o tema Bruxaria o que o senhor poderia nos esclarecer?
DRaco - Isso vai depender do que se pode entender como Bruxaria, hoje existe muita desinformacão sobre o tema.
 
Antares - Qual a definicão de Bruxaria?
DRaco - Bruxaria são as antigas crenças européias, é uma crença da floresta, onde se é necessário ser pagão, ou seja, alguem que busque sair do meio urbano e caminhar por uma ótica diferente.
 
Antares - Essa pergunta é muito comentada mas é necessária ser colocada, Bruxaria e Wicca são a mesma coisa?
DRaco - Eis a questão, depende do que se entende por bruxaria, no meu conceito são ideologias distintas, uma ligada ao paganismo e outra ao neo-paganismo, a partir disso fica claro as diferencas.
 
Antares - Mas o que une uma a outra?
DRaco - O que une é a mal informação de certo ponto, por outro lado é a busca por um pensamento diferente das religiões mais comuns, ou seja, as pessoas estão buscando sua espiritualidade em outros nichos.
 
Antares - O que é necessario para se ser um bruxo?
DRaco - Um bruxo luta por consciëncia, pelo crescimento e sabedoria, para começar a ser um bruxo se deve vencer o seu maior inimigo, ou seja, lutar contra sí mesmo, contra egös, contra conceitos pessoais, vencer seus limites, ter toleräncia, respeitar diferenças, ter suas dúvidas pessoais mas não deixar que as mesmas te dominem.
Ser um bruxo é ter o espirito forte, ser centrado em sí mesmo, não deixar que expectativas, aceitação, status, poder e dinheiro  governem sua vida, e isso é muito raro, a maioria das pessoas não concebem uma visão diferente de suas rotinas e crenças e a sua incapacidade de ir além se esgota devido a sua limitação pessoal.
 
Antares - Como podemos vencer nossa limitação pessoal?
DRaco - Muito fácil, o primeiro passo é o desejo de querer se superar, o segundo é se permitir e conceber e o terceiro é saber que não existem reponsável por suas pernas a não ser o próprio individuo.
O que adianta fazer terminar um processo longo de introspecção se suas ações e mentalidade continuam as mesmas? se suas dúvidas vivem num processo cíclico do tipo "tostines" - Tostines vende mais porque é mais fresquinho ou porque é mais fresquinho vende mais?! risos
 
Antares - Dentro do seu trabalho em grupo e de suas vivências o que tem mais aprendido ou ensinado?
DRaco - Tenho aprendido muitas coisas e ensinado também muitas outras.
 
Antares - Tudo bem mas poderia nos dar um exemplo?
DRaco - Tenho aprendido a conviver com a espectativa alheia, com a ingratidão, valorizar a privacidade, o poder destrutivo do ego pode fazer com as pessoas e que eu posso ensinar valorosos ensinamentos e propiciar as melhores vivências espirituais porém muitos ainda assim possuem necessidades emocionais onde aquele que ensina DEVE abastecer tal como ser o pai, deve ser o mestre iluminado, o responsável pelo caminho das pessoas, ou seja, o burro de carga das expectativas alheias, o culpado, o diplomata, etc..
Tenho ensinado tolerância, amor, paz, pensamentos que fazem bem a alma, tenho mostrado as faces ocultas do discipulo e como mudar o foco de visão, as outras realidades paralelas.
Por fim, daria para escrever páginas e páginas, mas tudo isso aprendemos com a convivência em grupo, observando os ensinamentos e aprendendo a interpretá-los na integra e não de forma distorcida aos propósitos individuais.

Antares - Como interpretá-los na integra e não de forma distorcida aos propósitos individuais?
DRaco - A maioria das pessoas não quer mudar, elas continuam querendo ser as mesmas porém com uma nova casca mais fashion, muitos desejam ser bruxos sem assumir por completo esta condição. De mesma forma e conteúdo, pegam uma filosofia e ao invês de mudarem seus pensamentos de modo a entenderem os conceitos e fundamentos, fazem o caminho inverso, transformam o caminho no que eles pensam e moldam os principios de um caminho aos seus principios pessoais.
Geralmente as pessoas tem muito medo de mudanças, uma mudança pode ser bem dolorida se o individuo não a toma de maneira natural e com flexibilidade.
 
Antares - Pelo que notamos a mudança é importante para um bruxo?
DRaco - Não é a toa que um dos simbolos da Bruxaria seja a mariposa! rs
 
Antares - O que quer dizer Bruxaria Tradicional Ibero Celta?
DRaco - Bruxaria = cultura nativa pré-cristã
Ibero Celta = região da península Iberica onde os celtas se estabeleceram
E por fim tradicional, por ser toda bruxaria um culto de raíz ligado a costumes, folclore, ancestralidade, religiosidade, etc...

Antares - Como funciona a linha de ancestralidade na Bruxaria?
DRaco - Pode funcionar de duas maneiras, por laços familiares e laços de espiritualidade, a primeira responde por sí só e a segunda é quando o individuo tem a oportunidade de vivênciar de todo o agregado filosofico, místico, ou seja, de todos os elementos de um caminho espiritualista.
 
Antares - Bruxaria é religião?
DRaco - Religião é uma palavra derivada do latim para religação, Bruxaria é uma forma de religação, porém não é nenhuma instituição religiosa. Portanto ela não gera ou não deveria gerar diplomas, títulos, nada que distancie o homem de seu principal foco, o natural, o simples, magico e intuitivo.
 
Antares - E como se pode diferenciar um bruxo de alguem qualquer?
DRaco - Pelo conhecimento, pela vivência e não pelas roupas que usa e nem dos meios que se coloca, existem pessoas que em suas discussões jogam seus títulos para provarem que estão certos, jogam seu tempo de "casa", seus bens materiais, bruxos não precisam disto um bruxo aceita uma discussão e a aproveita, retira o sumo importante e descarta o resto.
Uma vez um amigo que fazia artes marciais me contou que seu mestre teria o conhecimento de tecnicas mortais de luta e por isso ele não fazia a menor questão de lutar em campeonatos e entrar em alguma briga, acredito que o bruxo que conhece o poder não o utiliza de forma superficial, não necessita de aceitação, não tem dependência emocional ou ser o cidadão que a sociedade espera, ele pode se vestir de terno, pode transitar por prédios, igrejas, terreiros, passar de forma transparente, no fundo um bruxo se diferencia pelos seus pensamentos não precisa exteriorizar para que os outros saibam a não ser que ele queira, a não ser que veja nisso um ato de passar conhecimento ou vivenciar algum.

Antares - Mas com esta maneira de observar, conforme o que colocou, o senhor não estaria indo contra o que prega? o senhor é conhecido, tem listas de discussão, site, faz workshoops e palestras...
DRaco - Eu não utilizo destes meios para me vangloriar, entendo que são apenas ferramentas, ferramentas de divulgação de conhecimentos, de textos, de pensamento, de filosofia e isso é uma maneira de contribuir com a comunidade que possue afinidade com o paganismo, geralmente não me deixo desviar pelo ego, mesmo as pessoas que me conhecem a mais tempo não sabem o tempo que tenho de caminho pagão, muitos nunca me viram me prevalecer de algum título para forçar uma aceitação do meu pensamento.
 
Antares - Não seria mais fácil o senhor se apoiar na tradicionalidade, nos títulos que possue a fim de evitar aborrecimentos?
DRaco - Nem sempre o caminho mais fácil é o melhor, como disse, um bruxo não necessita destes apegos, que pessoa seria eu que prego a simplicidade e humildade resolvendo julgos e críticas pelo simples fato de apresentar minhas titularidades e brasões? se eu prego a ver além das aparências, de um caminho simples... Se eu como bruxo necessito de tal artificio então o que sigo não faz mais sentido e o ego já tomou a minha frente e nada vejo além do material para explicar o espiritual, sendo assim a fé só existiria dentro de templos e isso para bruxos seria uma quebra de valores.

Antares - Qual a relação de um mestre com um aluno?
DRaco - Deve haver liberdade, mas também respeito, você pode discordar porém toda discussão deve se estabelecer com base em algum conceito. Um mestre é um professor, já tive alunos que não desejaram caminhar por esta trilha (Bruxaria), eu respeito o ponto de vista e a coragem que chegaram a mim e disseram, mostram que são corajosos e sinceros consigo mesmos e existiram alunos que eu também não desejei mais ensinar, pois acredito que deva existir um bom senso nas relações, que um ensinamento deva ser positivo caso ele se torne negativo então com seriedade devemos romper este "tratado" de modo a não deixar ninguem mais desequilibrado ou beirando a esquizofrenia! rs, no fundo o bruxo é um homem que anda pela linha da loucura onde a sociedade não admite se quer esta linha, o fato é que alguns conseguem andar com maestria sobre ela, outros já não possuem esta facilidade, para estes é melhor um caminho mais estável e seguro, a recomendação é que se desejam mesmo caminhar pelo paganismo que então procurem religiões mais fixas, mais dogmaticas, ser um bruxo é saber flutuar e muitos precisam do concreto chão.
 
Antares - Mas qual é a reação das pessoas quando se rompe este "tratado"?
DRaco - São diversas, todos querem ser especiais, as vezes devemos nos comportar como as tias do primário! rs, a questão é que todos temos limites, um mestre precisa de um aluno de mesma forma que o aluno precisa do mestre, um mestre espera crescimento do seu aluno, desenvolvimento de modo que ele também aprenda com as dúvidas, conflitos, entendimentos, uma outra visão, etc... e até hoje todos as ações que tomei me mostraram que eu estava certo, no começo sempre temos aquela visão se realmente
estamos tomando a medida correta, mas nada melhor que o tempo e ele acaba nos mostrando.
 
Antares - O que faz uma pessoa ser um mestre?
DRaco - Primeiro é que ele deva ter um amor além da alma, um brilho nos olhos, um abraço confortante, uma palavra de ensinamento, que ele pratique a diplomacia, tolerância e seja sábio, que ele erre mas aprenda a rir de seus erros e que eles o deixem mais forte a cada instante.
 
Antares - Em quanto tempo um aluno esta pronto para ser um mestre?
DRaco - Acredito que nunca, sempre seremos alunos, mas o maior sinal de que o individuo passou de um lado da linha para outro é quando ele se propõem a ser coletivo, onde ele saiba do seu valor e poder e não precise convencer ninguém de quem ele é mesmo que muitos coloquem ele na parede e façam suas ameaças de chamá-lo de charlatão ou mesmo de ofender o seu caminho, um mestre não precisa provar ele simplesmente é, não necessita de adornos, não esta ligado a necessidades emocionais.
 
Antares - Qual é o caminho para se tornar um bruxo?
DRaco - Dentro da Bruxaria Tradicional Ibérica, existem 3 anos de testes, é no final dos três anos que um buscador luta consigo mesmo e se vencer e quiser ele pode continuar seu treinamento, mas não mais como buscador e sim como bruxo, antes disso ele fica tomado por suas lutas interiores, descobre suas qualidades e defeitos, descobre qual o caminho deseja seguir, etc..
 
Antares - E após estes três anos?
DRaco - A partir daí ele como bruxo recebe um outro tipo de aprendizado, o trabalho com o exterior, conceitos, acesso a outras informações que estão ligados a roda do ano, aos deuses, ao mundo espiritual basicamente é isto que tenho a dizer.
 
Antares - Esta segunda fase demora quanto tempo ou não tem prazo?
DRaco - São mais 4 anos e a partir daí ele pode seguir por alguns caminhos dentro da magia.
 
Antares - Caminhos dentro da magia?
DRaco - Sim existem caminhos distintos, o da pedra (filosofico/ ensinamento) , da jornada (peregrinação) , da espada (desbravador) , etc... existem bruxos que se desenvolvem no ramo folclorista, outros na herbalogia, outros na feitiçaria, existem muitos caminhos e cada um segue conforme sua vocação.
 
Antares - E qual o seu caminho?
DRaco - O meu caminho é o da espada, caminho da luta, dos desafios, o desbravador, visto que tenho um dos sites mais completos sobre Bruxaria Tradicional, tenho uma lista de discussão e um grupo que oferece rituais de modo a dar oportunidade para as pessoas conhecerem este caminho.
 
Antares - E como o senhor se sente neste caminho
DRaco - Sinto me realizado, pois tudo que propuz a fazer fiz, ajudei muitas pessoas e ainda ajudo, recebo em torno de 200 emails dia com dúvidas, informações, amigos.
 
Antares - Com esse trabalho sempre existe a força contrária, como o senhor encara isto?
DRaco - De forma natural, existem os que constrõem e os que destrõem, eu me prontifiquei a criar e criei, tenho muitos amigos, sou uma pessoa feliz de todas as maneiras, não tenho inimigos somente pessoas de pouca afinidade, meu maior inimigo mora em mim mesmo e se engana quem pensa o contrário! rs
 
Antares - Como lidar com os conceitos da sociedade como ética, sexualidade, morte, etc?
DRaco - Um bruxo observa a vida de uma maneira diferente, com base em sua filosofia assim como é em várias religiões, a ética do bruxo abrange a busca pela sabedoria e consciência e não pelos valores morais cristãos, visto que o Brasil é o maior país cristão e sendo assim muito que temos como ética não toca o bruxo.
Sobre sexualidade, o bruxo vê com naturalidade, de forma particular e íntima, no geral o bruxo tem uma alta sexualidade devido que ele é um armazenador de energia, sua magia vem da mente, do manuseio da essência e da sexualidade, seria impossível existir um bruxo assexuado, ou um bruxo que não se voltasse a magia natural.
O principio de vida e morte é ligado a natureza também de forma muito tranquila, não como um termino e sim como um ciclo continuo.
Não existe uma escala evolutiva do mineral ao humano e sim um perfeito estado de equilibrio de funções e energia.

Antares - O senhor tem alguma dica para aqueles que desejam caminhar pela Bruxaria Tradicional?
DRaco - Eu normalmente desistimulo as pessoas, este caminho é só para aqueles que realmente não se acham especiais! é para a pessoa comum que já correu por todos os lugares e não encontrou o que desejava, é um caminho que envolve introspecção, perseverança, maturidade, desapego, para aqueles que realmente querem mudar e sair da mediocridade da vida cotidiana.

3 comentários:

  1. Bastante esclarecedora essa entrevista!

    ResponderExcluir
  2. É mesmo! Gostaria que todas as pessoas fossem assim e falassem mais sobre suas práticas.

    ResponderExcluir
  3. adoro a forma simples e significativa dele passar os ensinamentos...

    ResponderExcluir